segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Começa exposição “Auguste Rodin, homem e gênio”

A exposição “Auguste Rodin, homem e gênio” acaba de ser inaugurada. Em entrevista coletiva realizada agora há pouco no espaço, o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; os secretários de Cultura, Márcio Meirelles, e o de turismo, Domingos Leonelli; junto com o diretor do museu Rodin de Paris, Dominique Vieville, comentaram sobre a vinda das peças originais para Salvador.
“É um momento de grande emoção para mim, como governador. Imagino então a emoção das pessoas que trabalham aqui no Palacete, no momento da abertura das caixas, ao ver pela primeira vez as peças pelas quais trabalharam tantos anos”, comentou Jaques Wagner sobre a expectativa pela inauguração do Palacete. “Muita gente virá à cidade, motivadas especificamente pelo Projeto Rodin Bahia”, completou.
O secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, falou sobre a integração entre a Bahia e França, incentivada pelo “Ano da França no Brasil”. “É a história da arte francesa que temos aqui. É um grande incentivo à visitação aos museus, que une-se às outras ações que já desenvolvemos e que aumentaram a visitação à estes equipamentos em 400%”, comemora.
O diretor do Rodin de Paris, Dominique Vieville, exaltou a independência e credibilidade do similar baiano. De acordo com ele, “o Rodin Bahia não é, de forma alguma, um anexo ou uma filial do nosso museu de Paris. É um equipamento completamente autônomo, e que merece receber estas peças, patrimônio inalienável do governo francês”. Esta é a primeira vez que as obras de Rodin passarão tanto tempo fora de seu país de origem.
Após a coletiva, os cerca de 1.500 convidados puderam apreciar pela primeira vez na Bahia as 62 esculturas de Rodin, avaliadas em 26 milhões de reais. O Palacete recebeu iluminação especial para a inauguração, que valorizou ainda mais seu piso de ipê, os vitrais italianos e os afrescos, que brilhavam ao refletir os canhões de luz posicionados na área verde ao redor do espaço. A expectativa é de que o Projeto Rodin Bahia receba, até 2012, um milhão de visitantes.

Portal Terra publica matéria especial sobre a exposição de Rodin


Palacete das Artes Rodin Bahia: uma passagem para França

Márcia PereiraDireto de Salvador

Em Paris, bebe-se champanhe logo cedo. Em Salvador, o drinque de sugestivo nome "capeta" é um dos grandes destaques de sua cultura etílica em bares e festas. Apesar das diferenças culturais, Paris e Salvador partilham, desde 2006, um endereço que abriga a paixão pela arte do mestre da escultura contemporânea Auguste Rodin (1840 - 1917). Localizado no arborizado e sofisticado bairro da Graça, em Salvador, o Palacete das Artes Rodin Bahia - um casarão de 1912 restaurado - faz uma ponte imaginária entre a capital baiana e o Museu Rodin de Paris, como a única filial fora da Europa do endereço parisiense...

Para ler o resto da matéria acesse o link: http://diversao.terra.com.br/interna/0,,OI4063097-EI3615,00-Palacete+das+Artes+Rodin+Bahia+uma+passagem+para+Franca.html

Jornal A Tarde publica matéria sobre exposição de Rodin



O jornal mais lido de Salvador publicou uma matéria no seu caderno de cultura sobre a abertura da exposição "Auguste Rodin, homem e gênio", que será inaugurada hoje, dia 26, no Palacete das Artes, na capital da Bahia.

As 62 obras originais do artista francês estarão expostas para o público por três anos.

Para ver a matéria na íntegra é só clicar no link: http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=1263045

Revista Isto É destaca exposição de Rodin em Salvador


Quem leu a revista Isto É desta semana encontrou uma matéria sobre as exposições de Auguste Rodin que acontecem ao redor do país. Um dos destaques é justamente "Auguste Rodin, homem e gênio", que será inaugurada nesta segunda-feira, no Palacete das Artes, em Salvador.

Para ler a matéria na íntegra é só ligar no link: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2085/artigo154596-1.htm

sábado, 24 de outubro de 2009

Exposição “August Rodin, homem e gênio”

Tudo pronto! A exposição “August Rodin, homem e gênio”, que será inaugurada na segunda-feira, 26 de outubro de 2009, numa mostra para convidados, às 19h, no Palacete das Artes Rodin Bahia já está nos últimos detalhes da montagem. Diversas autoridades e especialistas estarão no evento de abertura. Entre eles o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; os secretários de Cultura, Márcio Meirelles, e do Turismo, Domingos Leonelli; o diretor do Museu Rodin de Paris, Dominique Vieville; a consultora científica do projeto Rodin na Bahia, professora Heloísa Helena Costa; e a conselheira adjunta da embaixada da França no Brasil, Chantal Haage.
Diversas medidas de segurança foram tomadas para garantir a integridade das peças, que ficarão expostas durante três anos, em um comodato inédito no mundo. Haverá restrições à entrada no Palacete das Artes a partir do meio-dia de domingo até a tarde da segunda-feira. Para a visitação (que a partir de terça-feira será gratuita, das 10h às 18h) solicita-se que os convidados não usem saltos, pois o piso do palacete, datado do século XIX, foi totalmente recuperado para a abertura da exposição.
A imprensa pode obter mais informações com as jornalistas Vânia Lima, pelo telefone (71) 9963-6679; ou Carol Ferrari, no (71) 8105-6119.

Coletiva da exposição “Auguste Rodin: homem e gênio” tem novo horário

A coletiva de imprensa que antecede a abertura da exposição “Auguste Rodin: homem e gênio” tem novo horário: será às 19h desta segunda-feira (26), na sala de arte contemporânea do Palacete das Artes Rodin Bahia (Graça).

Participam da coletiva e da abertura da exposição o governador Jaques Wagner, os secretários estaduais de Cultura, Márcio Meirelles, e do Turismo Domingos Leonelli, a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, o diretor do Museu Rodin de Paris, Dominique Vieville, a consultora científica do Rodin Bahia, professora Heloísa Costa, e a conselheira de Cooperação e Ação Cultural Adjunta da Embaixada da França no Brasil, Chantal Haage.

Esta é a primeira vez que as 62 obras de Rodin saem do Museu Rodin, em Paris (França). As obras ficarão por três anos, em regime de comodato, no Palacete das Artes Rodin Bahia. Esculturas como "O Beijo", "O Pensador" e outras que compõem "A Porta do Inferno" estarão na exposição, que é resultado de um acordo de cooperação bilateral, entre a República Francesa e o Governo do Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult).

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Coletiva de imprensa e abertura da exposição “Auguste Rodin: homem e gênio”

Dia 26 (segunda-feira) – 14h – Palacete das Artes Rodin Bahia (Graça)
sala de arte contemporânea

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia convida os veículos de comunicação para a coletiva de abertura da exposição “Auguste Rodin, homem e gênio”. O cadastramento dos veículos começará às 14h, no Palacete das Artes Rodin Bahia, no dia 26 de outubro de 2009, segunda-feira.
Estarão presentes na coletiva o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, o secretário do Turismo Domingos Leonelli, a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, o diretor do Museu Rodin de Paris, Dominique Vieville, a consultora científica do Rodin Bahia, a professora Heloísa Costa, e Chantal Haage, conselheira de Cooperação e Ação Cultural Adjunta da Embaixada da França no Brasil, dentre outras autoridades. Após a coletiva, os jornalistas farão a 1ª visita guiada e exclusiva com a exposição já montada.
Quem ainda não se inscreveu para a abertura do evento, no mesmo dia (26), às 19h, tem sua última chance nesta sexta-feira, quando a assessoria de imprensa irá encerrar o cadastramento. Para isso, é preciso enviar o nome completo, veículo e o RG dos profissionais que farão a cobertura, que conta com vagas limitadas para o email carol@limacomunicacao.com.br.
Esta é a primeira vez que as 62 obras de Rodin saem do Museu Rodin, em Paris. As obras ficarão por três anos, em regime de comodato, no Palacete das Artes Rodin Bahia. Esculturas como "O Beijo", "O Pensador" e outras que compõem "A Porta do Inferno" estarão na exposição que é resultado de um acordo de cooperação bilateral, entre a República Francesa e o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA).
Mais informações na Lima Comunicação (71) 3240-6344/66, ou com Vânia Lima pelo telefone (71) 9963-6679 e Carol Ferrari pelo telefone (71) 8789-6346

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Rodin no Bom Dia Brasil

O programa Bom Dia Brasil dessa quarta-feira (21) passou uma matéria sobre a exposição "Auguste Rodin, homem e gênio" que entra em cartaz em Salvador a partir da próxima semana.
Para os que perderam, o site do G1 disponibilizou na íntegra o vídeo e a transcrição que dá para conferir através do link: http://tinyurl.com/yj9foos

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Rodin na Carta Capital


A Revista Carta Capital desta semana tem uma matéria especial sobre as exposições de Rodin que acontecem no Brasil, com destaque para a de Salvador.



segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Relação das obras que farão parte da exposição "Auguste Rodin, homem e gênio"

  • O Beijo
  • Meditação S.6728
  • Meditação S.3518
  • Meditação S.2342
  • O homem que anda
  • Desesperança
  • Ninfa chorando
  • A Eclesiástica
  • Purgatório
  • Invocação
  • O despertar
  • Minotauro
  • Mulheres condenadas
  • Pigmalião e Galatéia
  • Adolescente desesperado
  • Cristo e Madalena
  • Amor fugitivo
  • Bacantes se abraçando
  • Estudo para Galatéia
  • Polifemo
  • Cabeça de mulher c/ Coque S. 4350
  • Cabeça de mulher c/ Coque S. 4351
  • Cabeça de mulher c/ Coque S. 4352
  • Cabeça de mulher c/ Coque S. 4330
  • Mulher c/coque – S.4323
  • Velho sentadoVelho sentado e torso masculino
  • Terceira maquete da Porta do InfernoPorta: parte esquerda do frontão
  • Gênio funerário
  • O sono
  • Torso de Mohardt
  • Torso feminino sentado
  • Torso masculino e cabeça de mulher
  • Nu feminino sentado
  • O Pensador
  • Condenadas e velho sentado c/ cabeça de mulher c/ coque
  • Glaucus
  • A Confiança
  • Duas figuras de Polifemo
  • Luxuria
  • Polifemo
  • Estudo – S.1945
  • Figura voadora
  • Eva
  • Escultor e sua musa
  • Fauna de joelhos
  • Torso de centauro e adolescente
  • A Danaide
  • Avareza e Luxúria
  • Mulher agachada

Obras de Rodin vistas pela primeira vez na Bahia

Na presença do Ministro da Cultura e do Secretário de Cultura do Estado da Bahia, as caixas com as 62 peças do artista Francês foram abertas para a montagem da exposição.

As obras que farão parte da exposição “Auguste Rodin, homem e gênio”, avaliadas em R$ 26 milhões de reais, começaram a ser retiradas das caixas no dia 13 de outubro, no Palacete das Artes, em Salvador, com a presença do Ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, e do Secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles.

Das 62 obras em gesso que vão compor a exposição, as peças Eva (avaliada em 400 mil Euros) e o Escultor e sua Musa (avaliada em 150 mil Euros) foram abertas na presença dos técnicos do Museu Rodin Paris, e do currier brasileiro (responsável pela checagem de possíveis danos nas peças), que fizeram a primeira avaliação técnica. As caixas estavam mantidas em quarentena desde a sua chegada na Bahia, na última sexta-feira, 9 de outubro. “Necessitamos manter as caixas numa espécie de repouso, para que as peças se adaptem ao clima e para que possamos evitar riscos de serem danificadas”, explicou a museóloga responsável pelo projeto, Heloísa Helena Costa.

Durante todo o dia, museólogos e restauradores trabalharam na checagem das peças que foram esculpidas por Rodin, e na preparação do Palacete das Artes, que foi totalmente adaptado para receber o acervo inédito no mundo, sendo considerado atualmente o Museu mais seguro da Bahia. Equipes de segurança, limpeza, climatização trabalharão nas próximas duas semanas para a abertura oficial da exposição no dia 26 de outubro.

Para o secretário da Cultura, Márcio Meirelles, a vinda das obras para o Brasil é resultado de intensas negociações travadas desde 2007 pelo governo da Bahia com o Museu Rodin de Paris e representam um estímulo ao trabalho educativo, ao desenvolvimento das linguagens artísticas e colaboram diretamente com a economia da cultura. “É evidente que a exposição vai atrair turistas, ou até mesmo aumentar a estadia deles em mais um dia, ou período para ver as peças sem precisar ir a Paris. Para a Bahia com certeza teremos resultados no turismo e na troca de experiências entre as duas culturas, afinal temos agora um pedaço da França no Estado:, comentou o Secretário ao se referir sobre as peças que pertencem ao patrimônio da França.

sábado, 17 de outubro de 2009

A professora Helô Costa fala sobre as obras da exposição



Entrevista com a museóloga responsável pelo Projeto Rodin Bahia, Helô Costa, sobre a importância das 62 peças que farão parte da exposição "Auguste Rodin, Homem e Gênio".

Rodin chega à Bahia

Projeto Rodin Bahia realiza exposição inédita “Auguste Rodin, homem e gênio” com 62 esculturas do artista.

A partir do dia 26 de outubro 2009, e nos próximos três anos, os visitantes do Palacete das Artes, em Salvador, poderão apreciar 62 esculturas daquele que é considerado o pai da escultura moderna, o renomado artista francês, Auguste Rodin. Esta é a primeira vez que o Museu Rodin Paris concorda em ceder por tanto tempo as peças para uma exposição, acatando a iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura.

A exposição “Auguste Rodin, homem e gênio” é uma das atividades mais esperadas da programação do Ano da França no Brasil. “Todo o empenho do Governo da Bahia vale pelo convívio do nosso estado com este grande nome da arte mundial. Rodin é inspirador de todas as outras linguagens. Ter estas obras aqui é uma abertura para nossos artistas dialogarem com o mundo, sendo mais um atrativo para o turismo na Bahia, para o Nordeste e para o Brasil”, explica o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles. As obras foram cedidas em comodato de três anos pelo governo francês para a realização da exposição e devem voltar a Paris, podendo ser feito um novo contrato com outras coleções do autor.